DOTA 2 | OS SEGREDOS DO DIA E NOITE

 

O principal campeonato de Dota 2 do ano está acontecendo, sim estamos falando do The International, e claro este evento chama muita atenção e acaba atraindo novos jogadores e se você está jogando Dota 2 pela primeira vez e/ou é novato, pode se interessar em uma mecânica de jogabilidade que pode causar dúvidas e curiosidades: o ciclo de dia e noite.

Concebido inicialmente como um mod de Warcraft III, Defense Of The Ancients – ou DOTA – herdou esta característica que continua a fazer grande diferença nas partidas, do draft ao jogo. Neste texto, explicamos um pouco como funciona o atual ciclo de dia e noite em Dota 2 e para o que ele serve.

COMO FUNCIONA

Assim como na Terra e outros planetas, o ciclo de dia e noite em Dota 2 possui uma duração específica. Cada dia possui um total de oito minutos, sendo quatro para cada fase. Logo, o primeiro dia começa assim que soa o primeiro berrante aos zero minutos de jogo, com a primeira noite sendo aos quatro minutos e assim por diante.

O horário do ciclo é indicado no meio da interface de usuário que fica ao topo da tela, com a troca de dia para a noite sendo sinalizada pelo som de um lobo uivando, e a da noite para o dia sendo indicada por pássaros piando.

 

O relógio ao meio da barra superior de Dota 2 indica o horário e o período do dia.

PARA QUE SERVE?

Como a maioria das mecânicas de jogo, o ciclo de dia e noite serve para deixar as coisas mais interessantes e, obviamente, difíceis. Ela entra como uma camada extra de estratégia que as equipes e jogadores precisam considerar por um fator simples e direto: o ciclo de dia e noite é algo que influencia a visão dentro do jogo.

Também conhecida com o “fog of war”, a visão é basicamente o que você consegue ou não ver no jogo. Em Dota 2, todas as unidades ‘dividem’ a mesma visão. Isso que significa que se uma unidade do seu time está vendo algo, você também pode ver – e isso inclui creeps e construções.

A maior parte dos heróis de Dota 2 possui uma visão padrão de 1.800 unidades de alcance (que chamaremos apenas de ‘alcance’) durante o dia, e de 800 à noite. Por conta disso, o período da noite costuma ser muito utilizado para ganks, já que o alcance de visão da maioria dos heróis diminui drasticamente.

A falta de visão influencia locais como as sombras das árvores que ficam nas laterais das trilhas, assim como a trilha do meio e locais mais baixo (chamados de low ground). Quando um jogador está na parte de cima das escadas (high ground) de dia no meio, é possível visualizar o adversário do outro lado.

 

Visão da trilha do meio de Dota 2 durante o dia

Já de noite, como vemos na imagem abaixo, essa visão não existe, e o jogador desatento fica muito mais propenso a ganks, principalmente se ousar a descer para o low ground.

Visão da trilha do meio de Dota 2 durante a noite.

 

Existem algumas exceções, no entanto. Certos heróis possuem alcances de visão diferentes que mudam conforme amanhece ou anoitece.

Batrider possui menos alcance de visão durante o dia, com 1.200. Bounty Hunter, Slark e Sniper possuem o alcance padrão de 1.800 por dia, mas de noite sofrem menos perda de visão, com 1.000, 1.800 e 1.400, respectivamente.

Por outro lado, Night Stalker tem os valores invertidos, ficando com 800 de alcance durante o dia e 1.800 durante a noite. Entretanto, o herói é um caso à parte. Como seu nome já indica, o “Perseguidor da Noite” é perigoso à noite e pode até ficar com uma visão completa do mapa durante a noite ao comprar o item Cetro de Aghanim. Então, todo cuidado é pouco ao jogar contra ele.

Monstros e construções no mapa também são afetados pela dinâmica dia-noite. As torres 1 a 4, por exemplo, têm alcance de visão de 1.900 no dia, mas apenas 800 durante a noite.

HABILIDADES E ITENS

Certas habilidades aumentam a visão de heróis durante a noite, como a Benção Lunar da Luna, a Transfiguração do Lycan e a Cauterização Ártica da Winter Wyvern. Outras fazem o contrário e diminuem a visão de quem é atingido, como o Pesadelo de Bane, a Escuridão do Night Stalker, a Cortina de Fumaça de Riki, a Dança da Árvore do Monkey King e o Desolar da Spectre.

Algumas habilidades, ainda, trocam a ordem do ciclo dia-noite. A Eclipse da Luna e a Escuridão de Night Stalker transformam o dia em noite pelo período de sua duração. Já a Supernova da Phoenix faz o contrário, transformando a noite em dia, também por sua duração. Nenhuma das três, no entanto, congela o ciclo para sempre.

Como “bônus de visão”, os heróis Slardar, Spirit Breaker e Winter Wyvern possuem opções na árvore de talento que podem ser escolhidas para aumentar sua visão durante a noite. Enquanto isso, outros heróis que não possuem tal escolha podem optar por comprar o item Fragmento Lunar, que dá 400 unidades de alcance de visão noturna em sua passiva, mas pode ser consumido para que o herói receba permanentemente mais 60 de velocidade e mais 200 de visão noturna.

Por fim, nunca é demais lembrar que o Dota 2 também oferece sentinelas de visão para ajudar jogadores e equipes.

A Sentinela Observadora, de cor amarela, concede visão terrestre de 1.600 de alcance e tem duração de 6 minutos. Já a Sentinela Reveladora, de cor azul, não dá visão terrestre, mas disponibiliza uma Visão Verdadeira que revela unidades e sentinelas invisíveis para qualquer aliado em um raio de 850 de alcance com a mesma duração da ‘irmã’. Por isso, use-as com sabedoria!

Artigo retirado da Espn

Nenhum comentario ainda.

Deixe uma mensagem

PORTALVERSUS

Somos gamers! Vivemos várias vidas numa só! Somos uma geração que cresceu inserida nas brincadeiras de competição com jogos eletrônico.

Tivemos o privilégio de conviver com aquela sensação gostosa de se superar ou vencer os demais colegas, de se destacar ou sofrer com fases e verdadeiramente, vivenciar diversas aventuras. O que somos? Somos uma equipe completamente apaixonados por Jogos.

Tweets

Brawl Stars | Conheça o novo Game da Supercell https://t.co/kIEp3M15gc https://t.co/zuzQTv4NW8
Os sete jogos mais rentáveis do Esports 2018 https://t.co/ccpjsP1O8r https://t.co/A2dlwhYhnm
Clash Royale | Assista ao torneio de colocação das finais mundiais https://t.co/16NVpOcOYv https://t.co/5G11gosWcJ

Flickr